terça-feira, 31 de maio de 2011

PROJETO "ARTISTAS DA TERRA" MÚSICA PARAENSE !

A parceria entre o Laboratório de Informática e Educação física está rendendo bons frutos, isto porque os alunos puderam ter acesso ao sites de relacionamento para se comunicar de um modo diferente com artistas da terra, perceberam que estes sites podem ter grande utilidade cultural, além de um grande canal de comunicação. A partir deste primeiro momento, que se iniciou cerca de duas semanas atrás, os alunos passam também a se familiarizar com os softwares do pacote linux (firefox, Open office (editor de textos e apresentador de slides). Além de tudo, podem se familiarizar com o programa K3B (gravador de CD e DVD) um dos produtos finais das atividades de mídia realizadas no laboratório de informática educativa.
A atividade culminará em um grande momento de apresentação e homenagem aos artistas escolhidos na quadra da escola no dia 22/06/2011.








sexta-feira, 27 de maio de 2011

LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR - CROMOSSOMOS







ORGANIZANDO OS CROMOSSOMOS HUMANOS
(Amabis & Martho,1997)
A espécie humana (Homo sapiens) é formada por 46 cromossomos, estruturas presentes no núcleo das nossas células e que possuem os nossos caracteres hereditários. Estes cromossomos estão organizados aos pares, pois a metade deles é de origem materna e a outra metade de origem paterna. Assim, possuímos 23 pares de cromossomos, sendo que os cromossomos do último par são denominados sexuais, pois determinam o sexo na espécie humana. No homem, este último par é formado por dois tipos de cromossomos, XY. Enquanto que na mulher são dois cromossomos iguais, XX.

A identificação dos cromossomos humanos é de grande importância para o diagnóstico e para prevenção de muitas doenças hereditárias. A análise cromossômica pode ser decisiva no aconselhamento genético, ajudando a evitar o nascimento de crianças portadoras de doenças hereditárias.

A análise de cromossomos humanos é hoje realizada rotineiramente em qualquer serviço de aconselhamento genético. Técnicas modernas permitem preparar lâminas de microscopia com os cromossomos bem individualizados, condição fundamental para estudá-lo.

O conjunto cromossômico de uma célula é denominado cariótipo. Nas lâminas de microscopia, cada conjunto cromossômico é fotografado, e os cromossomos são recortados individualmente da foto. Em seguida eles são comparados, identificados e colados sobre uma folha de papel. Essa montagem constitui o idiograma.

Os alunos das sétimas série realizaram nesta semana no Laboratório Multidisciplinar da escola uma atividade que simula o trabalho dos citogeneticistas na identificação e organização dos cromossomos humanos. Para a montagem do idiograma, cada grupo formado recebeu uma folha de orientações para a montagem, uma folha com os cromossomos desenhados e espalhados para recortar e uma folha para colar os cromossomos.


quinta-feira, 5 de maio de 2011

1ª GUERRA MUNDIAL - HISTÓRIA E INFORMÁTICA




Mais uma vez a Professora Gilma Pontes utilizando o recurso de imagens por meio do projetor multimídia, expõe assunto de extrema importância do conteúdo programático sobre a 1ª Guerra Mundial. Por meio também do youtube, os alunos visualizaram imagens originais do fato histórico, essas visam proporcionar a sensibilidade da turma 1.302 para o problema da violência e as consequências destesacontecimento.

PROJETO PICASSO - TURMA 1.701






Os alunos da turma 1.701 estão desde o primeiro horário utilizando o software Kolourpaint para a produção de telas virtuais que corresponde a mais uma etapa do projeto em desenvolvimento. Nossos alunos- artistas estão mostrando muita criatividade. Os Professores Luiz Carlos ( Artes) e Michele Amaral ( Informática Educativa) estão muito satisfeitos com os resultados !

terça-feira, 3 de maio de 2011

TURMA 1.601 - PROJETO PICASSO !




No 3º e 4º horário a turma 1.601 realiza mais uma etapa do projeto de artes e informática( Profº Luiz Carlos e Profª Michele Amaral) educativa, eles neste momento estão utilizando o software kolourpaint para desenvolverem telas virtuais inspirados no cubismo de Pablo Picasso ! A Turma dividida em grupos está de divertindo e desenvolvendo sua criatividade. Parabéns aos Professores e Artistas !

segunda-feira, 2 de maio de 2011

ACONTECE AGORA ! LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA




Neste momento alguns alunos das turmas 1.702 e 1.202 que foram dispençados mais cedo estão utilizando a internet, este é o compromisso da escola em proporcionar o acesso a rede mundial de computadores mesmo quando da não ocasião de aula direcionada !

OBSERVAÇÕES DE CÉLULAS VEGETAIS ! AULA TEÓRICA E PRÁTICA




Terça - feira passada a Professora Lorena Martins de Biologia (laboratório Multidisciplinar) desenvolveu com os alunos da turma 1.602 aula teórica e prática sobre células, no primeiro momento sua aula se deu por meio da exposição teórica por meio do projetor multimídia no Laboratório de Informática Educativa, logo depois no Laboratório Multidisciplinar eles visualizaram algumas células por meio do microscópio ótico.
Aulas como esta enriquecem cada vez mais o conteúdo já que possibilita a aproximação da realidade, do seu lado prático, visual. Parabéns a todos !

PROJETO PICASSO - INFORMÁTICA EDUCATIVA E ARTES ! TURMA 1.602



Dando continuidade ao Projeto Picasso ( Artes e Informática educativa ) hoje os Professores Luiz Carlos e Michele Amaral realizaram mais uma etapa do projeto que culminará em uma exposição virtal. Os alunos da turma 1.602(3º e 4º horários) aprenderam a utilizar o software Kolourpaint para a produção de telas virtuais através das figuras geométricas e cores no estilo cubista de Picasso.

PROJETO PICASSO - INFORMÁTICA EDUCATIVA E ARTES ! TURMA 1.702






Dando continuidade ao Projeto Picasso ( Artes e Informática educativa ) hoje os Professores Luiz Carlos e Michele Amaral realizaram mais uma etapa do projeto que culminará em uma exposição virtal. Os alunos da turma 1.702(1º e 2º horários) aprenderam a utilizar o software Kolourpaint para a produção de telas virtuais através das figuras geométricas e cores no estilo cubista de Picasso.

AVISO !


Devido o agendamento de várias aulas e dos projetos em andamento no Laboratório de Informática a semana passada não foi atualizada na web, porém hoje publicaremos os acontecimentos passados, bem como as atividades deste dia!

Atenciosamente,

Profª Michele Amaral
 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios