sexta-feira, 27 de maio de 2011

LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR - CROMOSSOMOS







ORGANIZANDO OS CROMOSSOMOS HUMANOS
(Amabis & Martho,1997)
A espécie humana (Homo sapiens) é formada por 46 cromossomos, estruturas presentes no núcleo das nossas células e que possuem os nossos caracteres hereditários. Estes cromossomos estão organizados aos pares, pois a metade deles é de origem materna e a outra metade de origem paterna. Assim, possuímos 23 pares de cromossomos, sendo que os cromossomos do último par são denominados sexuais, pois determinam o sexo na espécie humana. No homem, este último par é formado por dois tipos de cromossomos, XY. Enquanto que na mulher são dois cromossomos iguais, XX.

A identificação dos cromossomos humanos é de grande importância para o diagnóstico e para prevenção de muitas doenças hereditárias. A análise cromossômica pode ser decisiva no aconselhamento genético, ajudando a evitar o nascimento de crianças portadoras de doenças hereditárias.

A análise de cromossomos humanos é hoje realizada rotineiramente em qualquer serviço de aconselhamento genético. Técnicas modernas permitem preparar lâminas de microscopia com os cromossomos bem individualizados, condição fundamental para estudá-lo.

O conjunto cromossômico de uma célula é denominado cariótipo. Nas lâminas de microscopia, cada conjunto cromossômico é fotografado, e os cromossomos são recortados individualmente da foto. Em seguida eles são comparados, identificados e colados sobre uma folha de papel. Essa montagem constitui o idiograma.

Os alunos das sétimas série realizaram nesta semana no Laboratório Multidisciplinar da escola uma atividade que simula o trabalho dos citogeneticistas na identificação e organização dos cromossomos humanos. Para a montagem do idiograma, cada grupo formado recebeu uma folha de orientações para a montagem, uma folha com os cromossomos desenhados e espalhados para recortar e uma folha para colar os cromossomos.


Nenhum comentário:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios